O sono da beleza é um conceito muito famoso. Sobretudo entre as mulheres. Ao contrário do que alguns podem acreditar, não se trata de um mito: a ciência comprova que realmente existe.
A revista científica Nature Cell Biology publicou recentemente um estudo realizado por biólogos da Universidade de Manchester, no Reino Unido, onde explicam, pela primeira vez, a funcionalidade do “sono da beleza”.
De acordo com a pesquisa, as fibras de colágeno são reabastecidas durante o sono. Elas são as proteínas mais abundantes no nosso organismo e garantem elasticidade e força no tecido conjuntivo.
Há dois tipos de fibras colágenas: as grossas, que são fabricadas até os 17 anos de idade e permanecem no corpo por toda a vida; e as finas, que são quebradas durante o dia e reabastecidas durante a noite.
Os mecanismos do nosso relógio biológico repõem as fibras finas que foram perdidas e protegem as grossas, que são permanentes, de acordo com o estudo.
Além disso, uma noite bem dormida é essencial para a produção de hormônios como a melatonina, que tem efeitos calmantes e age contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Sem contar que uma noite em branco é certeza de olheiras de cansaço no dia seguinte.
Para manter a beleza e a saúde em dia é indispensável adotar horários regulares de sono para que o relógio biológico não seja afetado. Manter um ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível, também pode ajudar a ter noites de sono mais relaxantes.
Durma bem e realize o seu sono da beleza!